NATAL, UMA FESTA CRISTÃ?!?

Foto: site paixão e amor, acessada neste link.
Estamos a dois dias do Natal, uma festa bonita, alegre, onde todos trocam presentes e palavras de incentivo, paz, prosperidade. Um clima de união se instala e todos esquecem as diferenças, viram mais solidários. Até a Primeira Guerra Mundial foi pausada para se comemorarem a festa, o mais interessante que os inimigos na batalha (alemães e britânicos) se juntaram para celebrar a data "cristã".

Agora, você já parou para pensar a origem da festa? Pesquisou a respeito? Se sua resposta for negativa ou estiver atrás de mais informações acerca do tema, creio que este artigo vai ter auxiliar.

Em diversas culturas ao redor do globo se fazem comemorações nesta época, muito embora o objeto das festas não seja o nascimento de Cristo. Na verdade, a data de 25 de dezembro não foi o nascimento do menino Jesus. Esta data marcava o início das celebrações em homenagem ao nascimento do deus Sol romano (e não do Salvador!), conhecida como “Natalis Solis Invcti” (O nascimento do Sol Invencível).

Como o Império Romano se fundiu à Igreja Católica, misturando os costumes pagãos aos cristãos, muitas comemorações do “mundo” foram incorporadas ao Cristianismo, o que aconteceu com o Natal. Outro fator importante de mencionar é que as tradições cristãs, na época, eram empurradas goela abaixo. Todos aqueles submissos à Roma, praticamente a Europa inteira, deveriam seguir conforme essas tradições.

Nas Sagradas Escrituras não há menção ao dia específico do nascimento do Cordeiro, deste modo, as autoridades cristãs da Idade Média, época em que a Igreja dominava o mundo, fizeram a escolha da data, sendo reconhecida pelo Papa Julius I (não é o pai do Chris!), no ano de 350. O dia 25 de dezembro foi declarado feriado nacional pelo Imperador Justiniano em 529.

A troca de presentes e comilança tradicionais do Natal tem suas origens em outra festa pagã, a Saturnália, festival em homenagem ao deus Saturno. Os símbolos natalinos também se originam de comemorações mundanas. Por exemplo, as luzes de natal eram utilizadas pelos europeus para celebrar o solstício de inverno e combater espíritos maus. Tudo a ver com os ensinamentos da Bíblia, não é mesmo?!?

Fora isso, no mês de dezembro na região onde Jesus nasceu (há divergências se foi em Belém ou Galiléia) é inverno, confrontando-se com os relatos bíblicos.

Natal e Capitalismo

Além do explicado acima, outro fator deturpa completamente a festa. Você percebeu que nesta época o mercado fica aquecido, promoções pipocam de todos os lados? Claro! As tradições de troca de presentes lá das festas de Saturno, digo, do Nascimento de Cristo são um prato cheio para o comércio. Vende-se muito no Natal!

Tal como acontece com a páscoa, os empresários enxergam nas festividades natalinas a oportunidade de aumentar seus ganhos. Então, é óbvio que a tradição será mantida, pois dá lucro.

Enfim, o Natal não é mais que uma grande invenção da Igreja que prevaleceu por causa dos anseios capitalistas. É muito bonito o que se vê na época, entretanto não pode ser considerado como festa cristã.

Quem segue a Cristo deve observar aquilo que tem como costume, pois nem todos os costumes introduzidos na religião cristã tem a ver com aquilo que Deus ensina através da Bíblia. Questionar algumas coisas faz bem às vezes! 

Na verdade, o tal espírito de Natal deveria existir o ano inteiro. As práticas que se têm no período deveriam ser habituais do homem, e não apenas em determinada parte do ano. Compaixão com o semelhante, querer estar próximo, reunir a família, dizer palavras de alegria, desejar prosperidade, não deveriam ter época. Tinham e tem que ser algo intrínseco ao ser humano.



Você pode ver mais sobre o tema nos links abaixo.

O que a Bíblia diz sobre o Natal? Disponível em <http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/biblia-sobre-natal/#?insight[search_id]=5135fcf3-76d1-41c1-bd71-5e4967c0531e&insight[search_result_index]=1> . Acesso em 23/12/2014.


Por que o Natal é comemorado em 25 de dezembro? Disponível em <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-o-natal-e-comemorado-em-25-de-dezembro> . Acesso em 23/12/2014.

Quando Jesus Nasceu? Disponível em http://www.jw.org/pt/ensinos-biblicos/perguntas/quando-jesus-nasceu/. Acesso em 23/12/2014.

A trégua de Natal de 1914. Disponível em http://www.grandesguerras.com.br/artigos/text01.php?art_id=125. Acesso em 23/12/2014.
Natal. Disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Natal. Acesso em 23/12/2014.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FACULDADE EM PUERTO EVO MORALES

ACRELÂNDIA: O EXEMPLO DE COMO NÃO ADMINISTRAR

PALÁCIO RIO BRANCO